8 hábitos para aumentar sua produtividade

Algumas vezes sentimos que nossa produtividade está baixa, que não estamos produzindo tanto quanto poderíamos, e essa não é uma sensação agradável. Isso pode acontecer porque estamos tentando dar conta de muitas atividades ao mesmo tempo, mas sem conseguir se organizar de acordo com todas essas demandas. As tarefas podem se acumular e, sem uma boa administração do tempo, todos os problemas começam a virar uma bola de neve e nossa produtividade fica comprometida.

Para manter uma rotina agradável, é essencial desenvolver alguns hábitos – assim, você terá cada vez menos dificuldades para resolver suas tarefas e sua produtividade irá aumentar bastante!

Pronto para conferir quais são esses hábitos? Então se prepare, porque o Semear Innovation elaborou oito dicas para te ajudar a cumprir as tarefas do dia a dia sem dor de cabeça:

#1 – Planeje seu dia para garantir uma boa produtividade

Às vezes, para começar bem o dia, é preciso se organizar já na noite anterior. Alguns especialistas defendem que a melhor forma de ter uma manhã produtiva é evitar tomar decisões logo cedo – então nada melhor do que já ter se preparado antes de dormir, não é mesmo? Pense até nos pequenos detalhes, como escolher a roupa que usará no dia seguinte e preparar a marmita. Vale também fazer uma lista do que você precisará fazer no dia seguinte. Assim, você terá energia para todo o dia, sem desgastes logo no começo.

#2 – Começar bem pela manhã é essencial

Já sabemos que começar o dia com uma manhã leve e agradável é importante, mas como garantir um bom ponto de partida? O primeiro passo é criar uma rotina matinal, mas para isso não tem uma receita pronta. Cada pessoa tem uma rotina ideal, que pode contar com uma ida à academia, um banho revigorante, um bom café da manhã, meditação e uma revisão naquela lista de tarefas que você preparou antes de dormir. Não precisa ser uma rotina extensa ou complicada – o importante é ter uma direção para conseguir manter o foco.

#3 – Tarefas mais urgentes primeiro

Agora que você já está preparado para começar o seu dia, a melhor coisa a se fazer é começar pelas tarefas mais urgentes e mais complicadas. Resolvendo as pendências mais complicadas primeiro, enquanto você está com mais disposição, trará a satisfação do dever cumprido e de que o “pior” já ficou para trás. Mas sem pressão! Se você não conseguir enfrentar o problemão logo de cara, comece por outras atividades menores até esquentar os seus motores.

#4 – Descanse sua cabeça durante o dia

Não deixe os problemas do dia a dia afetarem a sua saúde mental. Faça algumas pausas de 10 minutos para relaxar a mente e tomar um cafezinho. Meditar é uma boa opção para clarear a cabeça e garantir eficiência e produtividade ao longo do dia.

Caso tenho dificuldade em realizar uma tarefa, não se prenda à ela. Mude ou caminhe um pouco para se distrair e depois tente de novo.

#5 – A procrastinação é a inimiga número um da produtividade

Não deixe suas tarefas para o dia seguinte. As atividades podem se acumular e gerar cada vez mais estresse. Para se manter em dia, evite procrastinar e se distrair com redes sociais ou outras tarefas mais convidativas. Pense nesses pequenos prazeres como compensações por um bom dia de serviço! E não ficará se martirizando porque não conseguiu cumprir tudo o que deveria. Assim, o dia ficará mais leve e você terá um “brinde” ao fim do expediente.

#6 – Não deixe de fazer exercícios e beber água

Separe parte do seu tempo para se exercitar. Muitas pessoas gostam de começar o dia com atividades físicas, mas a ideia de malhar pela manhã não é animadora para todo mundo. O importante é fazer uma pausa para se movimentar um pouco e estimular o fluxo sanguíneo. Vale uma caminhada em volta do quarteirão ou alguns minutinhos andando de bicicleta.

Se você trabalha o dia todo sentado, lembre-se de fazer algumas pausas para se movimentar e ativar a circulação.

E não se esqueça de beber bastante água! É sempre bom ter uma garrafinha por perto para não se esquecer.

#7 – Tenha metas bem definidas em mente

Faça um planejamento das metas que você pretende alcançar e busque cumprir seus objetivos. Estabeleça prazos para si mesmo e mantenha o foco. Mas não gaste todo o seu tempo no planejamento, esse é um hábito muito comum dos procrastinadores.O planejamento é tão importante quanto a execução.

Além disso, lembre-se de separar um tempo para seus projetos pessoais – isso contribui para o alívio do estresse e para manter a motivação.

#8 – Abuse da gamificação no seu ambiente de trabalho

Transformar o processo de trabalho em algo divertido é uma estratégia valiosa. A gamificação utiliza as dinâmicas dos jogos para motivar o trabalho, como técnicas de metas e conquistas para objetivos cumpridos. Imagine só, a cada meta cumprida você sobe de level e, ao chegar em um certo ponto, recebe uma premiação real! Essas práticas são cada vez mais comuns em startups e empresas de vanguarda, que buscam o engajamento real de seus funcionários com as atividades que eles desenvolvem.

São várias as opções para começar a aumentar a sua produtividade e você precisa encontrar as que funcionam para você. Afinal, cada pessoa é única e tem um jeito particular de trabalhar.

E você, o que tem feito para aproveitar melhor o seu dia? Se voc01ê tiver mais alguma dica útil, compartilha com a gente!

1 Comment

  • Lêda Guimarães 28/07/2017 10:02

    Muito bom! Esse texto me ajudou muito! A formatação tá excelente, chama atenção e não é cansativo ler.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X