Por que empreender em tempos de crise pode ser um bom negócio?

Em tempos de crise empreender é muito importante. As pessoas precisam gastar menos e os empreendedores se preocupam em conseguir novos meios de vender. Quem pensa em iniciar a sua própria empresa geralmente fica com receio de colocar seu negócio em prática quando há uma grande crise econômica, como essa em que vivemos atualmente. Isso é normal, pois os resultados sonhados podem não dar certo.

Mas não desanime, pois em tempos de crise o tempo necessário para fazer a empresa crescer no mercado pode ser propício para o aprendizado. A concorrência será muito menor, visto que a maioria das empresas tendem a desacelerar e acabam fazendo cortes em investimentos e optando por adiar alguns projetos.

A palavra crise vem do grego, e era usada pelos médicos quando seus pacientes entravam em situação crítica depois de serem medicados. Quando acontecia, eles sabiam que a partir dali seus pacientes encontrariam a cura definitiva ou morreriam. Para quem é empreendedor, um momento de crise também exige escolhas – e ficar parado não é a melhor delas! Por isso, aqui vão algumas dicas para quem deseja empreender nesses tempos:

Seja um negociador

parceria

Melhore a sua comunicação e saiba vender seu peixe. Não há ninguém melhor que você para saber as vantagens para um cliente ou parceiro contratar o seu serviço. Procure por workshops, cursos online sobre como melhorar suas habilidades de venda e seja honesto na hora de utilizar seus argumentos. Se não vender o que promete, pode ter a credibilidade em baixa no mercado.

Busque oportunidades

pessoa com binóculo

Aproveite para fazer o contrário do que as pessoas fazem. Geralmente, em tempos de crise, os empresários arriscam menos, e assim diminuem a concorrência. As pessoas também estão sempre procurando soluções de como fazer mais com menos, o que pode fazer surgir uma forma revolucionária de produzir algo. Converse com pessoas que já estão no mercado há mais tempo e coloque sua cabeça para funcionar!

Faça parcerias

networking

Um empreendedor precisa fazer networking. Uma boa rede de contatos pode ser a chave para uma grande parceria, e você pode acabar conhecendo alguém que entende do mercado e pode te ajudar a evitar erros clássicos da vida empresarial. “A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido”, já dizia Confúcio.

Diversifique experiências

fazer várias coisas

Você pode atuar em um nicho específico e bastante segmentado, porém ele pode ter alguma relação com outros setores. Procure estudar outras áreas como marketing e recursos humanos para empreender. Com uma visão mais ampla e diversificada, seu leque de soluções para possíveis problema aumentará.

Fuja das despesas
 evite despesas

Na crise é muito mais difícil ter uma abertura de crédito, então a melhor opção é buscar soluções alternativas e tentar otimizar os recursos do trabalho – ou procurar ferramentas que já o fazem. Quanto menos dinheiro gasto, melhor.

 

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